Sambarilove à parte: o fim dos bordões no Zorra Total

Tive a oportunidade de ler recentemente, no blog do glorioso camarada Fefito, a seguinte manchete:

Para se livrar da crise, 'Zorra Total' vai abolir os bordões e fazer humor 'moderninho'

Não sei se essa seria a solução mais acertada para o futuro do programa.

Vejam o outro “humor moderninho” que a Globo lançou esse ano, o formidável Tá No Ar. Foi constantemente ameaçado (ou até derrotado) pelos bordões da Praça É Nossa, que concorria no mesmo horário.

82df37a7-3635-4b84-a1fc-4b045b5fdcb2_foca_em_mim_400

E os dois quadros que mais repercutiram foram exatamente aqueles que se repetiam como farsa: o Datena genérico da “Foca em mim” e o Adnet marxista falando “Globo mente”.

Mesmo a grande referência de humor atual, o Porta dos Fundos, aproveita muito bem os refrões pegajosos de suas curtas comédias, transformando trechos de seus roteiros em bordões multiplataforma.

BwiP4J6IIAAxaky (1)

Nesses tempos bicudos de redes sociais, toda boa hashtag é um novo e promissor bordão nas conversas entre adolescentes desocupados. A própria cultura do meme é descendente direta do bordão.

É justamente daí que nasce meu estranhamento. O mundo inteiro tentando criar o seu “olha a faca!!!” e a Globo quer fechar sua maior fábrica potencial de matéria prima?

sabe de nada inocente

A última coisa que o Zorra Total deveria fazer era declarar guerra aos bordões. Existe uma gigantesca demanda reprimida por eles. Tudo o que queremos é encaixar frases feitas que facilitam nossos diálogos cotidianos. E ademã que eu vou em frente!

Anúncios

3 comentários sobre “Sambarilove à parte: o fim dos bordões no Zorra Total

  1. Também estranhei. Os bordões passam a fazer parte da nossa linguagem informal e por um tempo nos fazem rir, o que, “vamos combinar”, anda difícil. Alguns deles “salvei pra vida”!

  2. Não sabia dessa ideia da Zorra Total, mas eu já vinha pensando como essa coisa do bordão é forte. Quando menos se espera, surge um bordão. “Hoje todo mundo vai na festa… menos Luísa, que está no Canadá”, “hoje é sexta, para a nossa alegria” e o mais recente “taca-le pau nesse [situação] Marco Véio”… é impressionante.

  3. Pra mim essa aversão ao bordão é aquela coisa bem adolescente de que tudo tem que ser “espontâneo”, “autêntico”, etc. Quer dizer, meme feito contra a vontade do inventor pode, mas autor forjar um bordão não pode.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s