DILMA OU AÉCIO: O EXALTASAMBA PODE AJUDAR A DECIDIR SEU VOTO

Chegou o segundo turno e a nação encontra-se dividida entre Dilma Rousseff e Aécio Neves. São os representantes formais, registrados em cartório, dos legados de PT e PSDB.

Com ambos os lados militando na contra-informação, fica difícil para o cidadão de bem tomar uma decisão orientada puramente pela iluminação do saber.

Para a sua sorte, estou aqui para traçar uma linha divisória entre as duas heranças defendidos pelos candidatos.

Esquenta

Como não sou economista, tampouco cientista social, me apeguei ao recorte temático que me diz respeito. Proponho ao amigo eleitor a análise fria e imparcial da trajetória do Exaltasamba sob a ótica dos governos vigentes.

Alguns místicos gostam de ler o futuro pela borra do café. Pragmático que sou, costumo ler o passado consultando os títulos das músicas de cada época.

Em 1994, ano em que FHC chegou ao poder, o Exalta lançava “Encanto”, seu segundo disco.

maxresdefault

E como estava a situação para nossos amigos Chrigor, Péricles e companhia? Dá pra imaginar a pindaíba observando a tracklist:

Pura Ilusão / Oposto do Meu Ser / Minha Dor

E as lamúrias acabaram se tornando uma marca da banda durante o período tucano. Basta imaginar que tipo de triste inspiração acometia os autores de canções com motes tão sorumbáticos.

Eu Choro
O que restava ao povo desassistido? O que restava às criancinhas dos grotões deste país? Chrigor foi o porta-voz das nossas lágrimas.

Pra Não Pensar Em Você
A única forma de seguir em frente era esquecer dos responsáveis por tanta mazela e sofrimento.

O leitor mais atento vai perceber que todo o discurso do Exaltasamba era baseado no amor não consumado e na inevitabilidade do sofrimento. E os mesmos fatores pareciam pautar a política social do governo FHC na época.

Mas tudo muda de perfil depois de 2002, quando Lula entra em cena. O poder de compra do povo brasileiro cresceu a olho nu.
exaltasamba-579246-4f10a26a208c3

E não foi só isso. Aquele clima sombrio do passado deu lugar a um facho de esperança. Basta avaliar com sobriedade e insenção as músicas dessa fase.

Livre Pra Voar
Um verdadeiro hino sobre a nova condição do povo brasileiro com a chegada do novo governo.

Vinhos e Lingeries
A era da luxúria ao alcance de todos. Esse pagode foi o nosso “Yes We Can”.

Tá Vendo Aquela Lua
Uma verdadeira loa, com a extrapolação de todas as possibilidades sociais garantidas pelo governo do PT.

Hoje Tem
Um marco: chega de promessas para o futuro. O fim do medo em relação ao que o trabalhador terá condições de consumir no presente.

Não há dúvidas sobre a eficácia dessa comparação para efeitos decisórios.

Com parcimônia, equilíbrio e muito profissionalismo deixo aqui os fatos para que os prezados leitores reflitam a respeito.

Anúncios

30 comentários sobre “DILMA OU AÉCIO: O EXALTASAMBA PODE AJUDAR A DECIDIR SEU VOTO

    1. Isso, bom mesmo é o cara que acha que o salário mínimo tá alto demais, que tem que acabar com o Mercosul, que foi funcionário fantasma do governo em Brasília enquanto morava no Rio de Janeiro, e cujo dicionário a palavra ‘nepotismo’ é substituída por ‘meritocracia’.
      Mas se tudo isso não é suficiente ele ainda chamou pra ministro da fazenda o sujeito que, além de manter uma média de 12% de inflação – e deixar o dólar passar dos R$4,00 – também é um ‘economista’ que não vê futuro para o BNDES, BB e CEF em sua gestão…
      Realmente, ele é a mudança que o Brasil precisa!

  1. Esta comparação meu amigo você pode fazer também com o seu amigo Luiz Inácio “Lula” da Silva…
    Quando chegou ao poder também era tão “cheio de lamúria”, sofredor, sonhador…
    Compare aquele Lula com o Lula de hoje! Bonitão, né? Arrogante, falador, cheio de prepotência…Cheinho da grana tendo tido um salário na ordem de R$ 25.000/mês. Como conseguiu?
    Talvez o filho genial dele, O Ronaldinho dos negócios, esteja o ajudando.
    Me desculpe mas sua comparação é de uma simplicidade e pobreza singular. O trabalho faz as pessoas evoluírem e boa parte dos conjuntos daquela época conseguiram isto. Outros não, o Krigor por exemplo, que saiu da banda, não está nas mesmas boas condições dos demais.
    Ou seja, quem evoluiu foi por mérito próprio e não por que o ambiente criado pelo governo proporcionou.
    Respeito sua posição de voto, a democracia é isto. Mas sua comparação foi esdrúxula!
    Se apegue em informações mais profundas e terá conclusões mais apuradas.
    Sorte!
    Claudio

      1. Excelente! Pensei que o Claudio Murano fosse o único idiota o suficiente pra levar o post a sério, mas pelo visto também tem você, Nivaldo! Parabéns pela estupidez.

  2. quem pode me dizer de quem é a culpa por tanta violência que passa o estado de São Paulo, a falta de educação, a saúde então, hoje ouvi uma Drª., no município onde moro dizendo estar preocupada com a situação em que se encontra uma de suas pacientes, preocupada por não conseguir atendimento adequado quanto ao se tratamento, pois seu diagnostico CÂNCER foi confirmado, a mesma disse lhe faltar voz, pois sem tratamento “só lamentos”, hospitais de primeiro mundo, é, retrato perfeito para ser publicado em jornais e revistas, nossa realidade é outra, temos sim bons hospitais e maravilhosos profissionais da saúde o que nos falta é uma politica que funcione, não sitaria partido politico nem tão pouco aos candidatos, reivindico ao direito de cidadã ao livre acesso , é, aqui eles funcionam de portas fechadas.

  3. são dois ou três desses “artistas” que foram presos por não pagar pensão alimentícia para os filhos??!?

  4. hahahaha ❤ obrigada! ri muito!

    "Como não sou economista, tampouco cientista social, me apeguei ao recorte temático que me diz respeito. Proponho ao amigo eleitor a análise fria e imparcial da trajetória do Exaltasamba sob a ótica dos governos vigentes."

  5. péssima comparação!! e o chrigor amigo o que me diz ? ele era da banda e hoje se encontra em uma situação nada confortavel perante os cantores da midia atual !!! eu acho que isso é merito deles de determinação e perseverança e não de um governo seja ele qual for !!

  6. Política baseada em uma banda cujo a única intenção é a de fazer dinheiro, meu caro, se depois de 20 anos, eles não fizessem sucesso, pelo amor de deus, dizer que só aconteceu por causa do governo dilma?! Baseado nessa brilhante constatação vou dizer que a música Prepara da Anita é pq chegou a Dilma poderosa !!!KKKKK cada uma que aparece!

  7. Perdi 3 minutos lendo essa baboseira….petista arruma cada uma, até a falta de água em São Paulo é culpa do governo tucano..Afff

    1. uai… mas a falta d’agua em São Paulo É culpa do governo estadual sim…. se fosse só a seca, porque ainda tem água na Guarapiranga/Billings, e no sistema Cantareira nada? tá bom, vai ler a Veja, vai….

    2. Não Ramon, a falta de água em São Paulo é culpa de São Pedro! kkkkkkkk.
      É obvio que é culpa do governo, que não alertou a população para racionar o consumo, enquanto deveria ter buscado alternativas de abastecimento, já que sabiam há muito que iria faltar água! Foram totalmente irresponsáveis, mas todo povo tem o governo que merece, já que o reelegem em primeiro turno.
      Se os tucanos governassem para o povo teriam, ao menos tentado, minimizar os impactos da falta de água.

  8. Nossa, cara. Cancela os comentários que a galera tá com um baita espírito de porco. ( Aliás, genial! hahahaha

  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… os comentários são hilários. Será que não deu pra perceber que a comparação é irônica?

  10. CARA, TEM MUITOS MAIS COMPARATIVOS DESSES POSSÍVEIS
    SERTANEJOS:
    NOS TEMPOS DE FHC , MÚSICA DE CORNO, NOS TEMPOS DE PT É MÚSICA DE PEGADOR!
    FUNK:
    NOS TEMPOS DE FHC ERA RAP DAS ARMAS, SÓ QUERO É SER FELIZ COM A CLÁSSICA “TROCARAM A PRESIDENCIA UMA NOVA ESPERANÇA” RAP DO SILVA, HOJE É FUNK OSTENTAÇÃO ETC ETC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s