Gavião Arqueiro, o atirador: resenha de gibi da Marvel

A primeira aparição do Gavião Arqueiro é extremamente didática ao apresentar o personagem em suas três características mais marcantes:

– Pontaria assombrosa, que permite que realize grandes feitos;
– Inveja doentia de todos os caras que tem superpoderes de verdade;
– Ausência sobre-humana de jeito ao lidar com mulheres.

Na melhor tradição da Marvel, a habilidade aparentemente anódina que transforma o sujeito em herói fica em segundo plano graças às deliciosas características demasiadamente humanas. O Gavião Arqueiro é um cretino, e só gostamos dele por isso.

Clint Barton estava mostrando seus dotes com o arco e flecha em um parque de diversões quando é rapidamente obliterado pela presença do Homem de Ferro em mais uma missão para salvar o dia. Lógico que o público abandona o triste espetáculo de Clint para prestigiar a ação com o Vingador Dourado.

00 01
O carinho da torcida

Esse é o gatilho para o surgimento do Gavião Arqueiro. Incomodado com a “roubada de brisa”, Clint resolve costurar uma roupa e sair por aí chamando a atenção das pessoas com sua técnica apurada.

fantasia1fantasia
Pelo resultado final, a gente vê que ele talvez tenha gastado tempo demais pensando na “fantasia”

Se o Homem-Aranha foi picado por uma aranha, o Capitão América tomou o soro do supersoldado e o Hulk foi atingido por uma bomba gama, a origem secreta do Gavião Arqueiro envolve apenas dor de cotovelo mesmo.

doentes
Talvez a melhor frase de efeito de todos os tempos

Claro que ele não demora a encontrar um ladrão de jóias – e também é claro que é logo confundido com um bandido pela polícia.

Fugindo dos prestativos mas nem sempre gentis homens da lei, o Gavião acaba chamando a atenção da bela Viúva Negra – aqui ainda em sua encarnação vilã & comunista. E é o gancho para o herói mostrar sua mais espetacular habilidade: a de agir como um palerma por qualquer mulher que lhe dê um pouco de atenção.

viuva1A discutível pontaria do xaveco do Gavião Arqueiro em todo seu esplendor

Ele logo é envolvido numa conspiração comunista contra o glorioso Homem de Ferro, pois além da dor de cotovelo pela atenção roubada pelo alter-ego de Tony Stark, o Gavião fica completamente apaixonado pela russa – isso tudo em questão de dois ou três quadrinhos.

viuva2O sutil charme de Clint Barton

A batalha nas páginas seguintes entre Gavião e Homem de Ferro não é tão divertida quanto as patacoadas aqui descritas, mas ainda é um entretenimento de ótimo gosto.

Recomendo a todos.

Cotação: quatro belezuras, de uma lindeza possível.

SERVIÇO

A lamentável origem do Gavião Arqueiro foi originalmente publicada em Tales of Suspense 57, que era o gibi que publicava as histórias do Homem de Ferro. Está disponível no volume 9 da “coleção vermelha” da editora Salvat, “Os Heróis Mais Poderosos da Marvel”.

capa

São 16 páginas fanfarronas daquele jeito que Stan Lee sabia fazer como ninguém. A arte é do Don Heck.

No decorrer da semana falarei sobre as outras duas histórias que compõem a edição: a estreia dele nos Vingadores e a humilhante minissérie que Mark Gruenwald escreveu e desenhou nos anos 80.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s