Festejando o Dia do Samba no YouTube

Continuando meu processo de navegação assistida, onde divido com os amigos leitores alguns de meus mais queridos vídeos pelos quais tropeço na internet.

Neste 2 de dezembro, data em que muitos brasileiros voltaram às janelas para bater suas panelas, comemoramos o Dia do Samba.

Uma efeméride que ainda não alcançou o status de Natal, Dia dos Pais e tem ficado pra trás até do famigerado Dia de Ação de Graças. Mas um dia nosso povo há de perceber quem nem tudo que é bom vem de fora.

Para ajudar no estabelecimento da data como um festejo de maior porte, selecionei 2 vídeos que ajudam a dar visibilidade ao fascínio popular pelo ritmo.

Fundo de Quintal explica o universo

É na verdade o trecho de um documentário da TV Cultura ou talvez de um DVD do Martinho da Vila. São 3 minutos onde os integrantes da fase mais clássica do Fundo de Quintal falam basicamente sobre: 1) as origens do samba carioca; 2) o nascimento do Cacique de Ramos; 3) as inovações implementadas pelo grupo.

Tudo isso ao som de “Força, fé e raiz”, um dos mais belos hinos compostos pela turma. E com imagens de uma festa no Cacique com Arlindo e Sombrinha, ainda no grupo, tocando numa mesa cheia de cascos de cerveja e um jovem Waguinho apenas curtindo o pagode.

Chamar de clássico não explica o suficiente.

Como o pandeiro nos faz evoluir como profissionais

Metas, constância e ir além das expectativas.

Dedão, a ponta, atrás, a ponta e dedão.

Quem diria que os princípios de um bom profissional seriam tão bem aplicados a um pandeiro? Provavelmente um guru da auto-ajuda corporativa, como neste trecho do DVD “É Hora de Motivação”.

A textura de VHS sujo dá um charme especial a essa aventura audiovisual.

João Nogueira

Algum voluntarioso usuário do YouTube oferece na íntegra o programa Ensaio (TV Cultura) protagonizado pelo grande João Nogueira em 1992.

Já começa com uma versão minimalista de “Espelho”, colada em um depoimento do cantor sobre seu pai, cuja morte inspirou a canção.

O resto é quase bônus.

E ademã que eu vou em frente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s