Alguns dos maiores empreendedores do país começaram suas carreiras lendo gibis do Maurício de Sousa. E Cebolinha, o vilão mais popular do Brasil, tem muito a ensinar para quem tem vontade de abrir o próprio negócio ou simplesmente ter uma postura mais proativa no ambiente de trabalho e na vida.
- Usar a mesma roupa todo dia ajuda a focar apenas no que interessa.
Virar o inimigo número 1 do establishment do Bairro do Limoeiro dá trabalho. É importante não perder tempo. E foi por isso que um certo verdinho básico virou um ícone fashion. Um armário recheado de roupas iguais faz com que Cebolinha não perca de vista o seu grande foco: derrotar a Mônica. O tempo que seria investido para pensar em novos looks é automaticamente convertido para a confecção de Planos Infalíveis.
- Sapatos garantem mais estilo e segurança.
Um bom empreendedor é um empreendedor vivo. E para permanecer vivo em tempos tão bicudos, nada mais importante que usar calçados apropriados. Veja bem: Cebolinha é o único integrante da turminha a usar sapatos. Mônica, Magali, Cascão, Chico Bento – nenhum deles usa sapatos. E sabe quem também não usa? O Penadinho. Que infelizmente veio a falecer. Coincidência ou uma ótima mensagem para os empreendedores do Brasil? Está na hora de calçar suas ideias com segurança e objetividade.
- Sua característica mais nefasta pode ser usada para se destacar na multidão.
Este é um exemplo muito prático. Qualquer personagem poderia ser o autor da frase “porra, meu cachorro está viciado em crack”, certo? Mas apenas Cebolinha falaria “polla, meu cacholo esta viciado em clack”. Não importa o quão degradante seja sua característica mais pronunciada. Se você souber usá-la como marketing pessoal, sua personalidade estará cravada na mente e na alma das pessoas.
- Não deixe o fracasso subir à cabeça: perseverança é a chave.
Imagine que os Planos Infalíveis contra a Mônica são startups. Cebolinha já criou dezenas, centenas, milhares. Nunca logrou qualquer tipo de sucesso. Mas como ele tem um objetivo muito claro, continua testando e procurando alternativas rumo ao sucesso. Pode demorar anos. Pode demorar décadas. Pode nunca acontecer. Mas ninguém será capaz de dizer que Cebolinha não tentou.
- Seja apaixonado pelo que faz.
Já faz algum tempo que pedagogos, terapeutas e donos de banca de jornal suspeitam da mesma coisa: toda essa encarnação do Cebolinha pela Mônica seria pura e simplesmente uma maneira infantil, eventualmente criminosa, de demonstrar amor e carinho? As estatísticas sobre agressões contra mulheres no Brasil indicam que é uma possibilidade real, infelizmente. Mas a lição que fica para os empreendedores é uma só: o objeto da sua labuta diária precisa causar uma indignação que apenas o amor é capaz.
Com essas 5 rápidas lições, qualquer empreendedor chega longe. É a sua hora de brilhar!
Republicou isso em @xykosanto.