Pesadelo na Cozinha: o triunfo da pós-verdade televisiva

Quem aí gosta de ser enganado? Pois é, todo mundo. Não tem coisa melhor do que investir tempo em dinheiro para curtir coisas que não chegam a ser grandes verdades.

A televisão logo percebeu isso, mas ninguém tinha dinheiro para produzir novelas e séries o tempo todo. Então surgiram os reality shows, uma categoria mais barata de entretenimento que fica num limbo moral e ético entre a mera realidade e o puro show.

Existem os realities de confinamento, como nosso querido BBB e A Fazenda. E existe outro tipo, que costumo chamar de “realidade brifada”. São programas que usam pessoas reais e situações razoavelmente verdadeiras para não precisarem pagar atores convincentes ou roteiristas gabaritados.

A partir desses elementos, é construída uma narrativa que costuma exagerar nas tintas, para que seja possível captar em mídias audiovisuais algo que garanta o mínimo de interesse do público e dos anunciantes.

E é nesse contexto que Pesadelo na Cozinha, mais conhecido como O Programa do Jacquin, se estabelece como um grande acerto da Band nesse período de pós-verdade em que vivemos.

f_272e0a33-af11-43d3-ab15-fd838ccba653_31541678434_8e7ce1e536_k
O empreendedor brasileiro não se cansa de ser esculachado na TV
O que vemos é um simulacro de perrengues e desavenças que definitivamente devem acontecer nas cozinhas dos piores restaurantes do país. E mesmo que as atuações não sejam convincentes e a solução dos dramas seja tosca de tão primária, todo mundo se diverte.

Jacquin é um poço de carisma e forma ótimas frases de efeito que conseguem não fazer sentido em duas línguas diferentes. O primeiro episódio foi patético em todo o seu esplendor, o que é exatamente o que se espera desse tipo de atração.

Vai ao ar toda quinta-feira, 22:30, na Band. E dá pra acompanhar pelo YouTube, conforme você pode verificar no arquivo abaixo.

Anúncios

6 comentários sobre “Pesadelo na Cozinha: o triunfo da pós-verdade televisiva

  1. Chico parabéns por sua escrita refinadamente debochada! Não curto BBB nem realities em geral, vejo pouco tv, mas não perco seus textos, sempre riu muito! São melhores do que os vídeos. Abraço

  2. O interesse é que esse pseudo Chefe fransoa.quer aconselhar ou até mesmo resgatar os restaurantes falidos e por falir, porém, não soube administrar os seus e faliu. Está atolado em dívidas e cheio de processos, inclusive trabalhistas. A mídia é um verdadeiro picadeiro! Com todo respeito ao picadeiro.

  3. Senhor Chico, por algum motivoa Band retirarou o episódio piloto do Youtube. Episódio, este, que está EMBEDDADO neste post em que comento.

    Conto com vossa investigação para nos trazer O PORQUÊ disso ter ocorrido.

    Grande e admirador abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s